Dojo

Dojo é um termo japonês que pode ser traduzido como "lugar de treinamento", mas esse lugar não se restringe a um espaço físico específico. O dojo pode ser qualquer lugar onde existam praticantes exercitando uma arte marcial, pois o dojo é o lugar de treinamento da arte.

Muito mais do que uma área, o dojo é e deve ser respeitado como um local sagrado, onde todo praticante pode se sentir protegido e confortável como um lar. Um lar de budo.

真情 Shinjo significa "sentimento verdadeiro". É fundamental poder confiar, acreditar no que é feito e entendê-lo o valor implícito do Budô. A beleza do sentimento verdadeiro é um tesouro para cultivar nas artes marciais. O Bufu é um aspecto da experiência intrínseca na confiança do treinamento, e isso com o passar do tempo produz verdadeiros sentimentosum aspecto de harmonia para o Taijutsu e o coração do praticante. Descobrir isso em sua pessoa e, em seguida, ser capaz de ajudar seus alunos a realizar nesse sentindo, será um dos objetivos do seu dojo.

Cultivar os verdadeiros sentimentos dentro do dojo como foi. Pesquisar a justiça dentro do dojo como era, ser honrado dentro do dojo como era. Manter o equilíbrio dentro e fora são flashes de harmonia que vivem em Bugeisha. O Dojo, é um lugar de iluminação, reflexão, sacrifício (shugyo 修行) e de felicidade (asobi). O suporte do nosso Budo é o treinamento e aprendizado de todas as situações antagônicas da vida.

Shin (ma) 真 é Magokoro, é sinceridade, a verdade, a coisa certa. Jo 情 é sentimentos, paixão e emoções. Um Budoka deve ser uma pessoa que tenha olhos, mente e ações colocado nas mais altas esferas espirituais (Shumon) para alcançar este maneira de despertar o olho divino do coração (shin shin gan) Para isso, deve ser ligado à verdade divina e aos sentimentos do coração